A
primeira frase que o aluno deve ter em mente é a seguinte: Em uma produção
de texto, nada é proibido, nada é obrigatório; tudo depende de bom-senso.
Portanto use sua inteligência, no momento de escrever uma redação.
Evite
repetições de sons, de palavras e de idéias.
Palavras
terminadas em ção, são, ssão, dade, mente provocam eco na sua redação.
A
repetição de palavras denota vocabulário escasso.
A
repetição de idéias demonstra falta de cultura, de conhecimento geral.
Em
vez de substituir as repetições por sinônimos, reestruture o período, pois a
idéia continuará sendo repetida.
Reestruturar
o período significa reescrevê-lo, dando outra formação sintática. Por exemplo,
em vez de escrever O homem está destruindo a Natureza, sem pensar no seu
próprio futuro reestruture para Destrói-se a Natureza, sem se importar com o
futuro
Primeiramente,
o que nos faz produzir um texto é a capacidade que temos de pensar. Por
meio do pensamento, elaboramos todas as informações que recebemos e orientamos
as ações que interferem na realidade e organização de nossos escritos. O que
lemos é produto de um pensamento transformado em texto.
Logo, como cada um de nós tem seu modo de pensar, quando escrevemos, sempre procuramos uma maneira organizada do leitor compreender as nossas ideias. A finalidade da escrita é direcionar totalmente o que você quer dizer, por meio da comunicação.
Para isso, os elementos que compõem o texto se subdividem em: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Todos eles devem ser
organizados de maneira equilibrada.
Introdução
Caracterizada pela entrada no assunto e a argumentação inicial. A ideia central do texto é apresentada nessa etapa. Entretanto, essa apresentação deve ser direta, sem rodeios. O seu tamanho raramente excede a 1/5 de todo o texto. Porém, em textos mais curtos, essa proporção não é equivalente. Neles, a introdução pode ser o próprio título. Já nos textos mais longos, em que o assunto é exposto em várias páginas, ela pode ter o tamanho de um capítulo ou de uma parte precedida por subtítulo. Nessa situação, pode ter vários parágrafos. Em redações mais comuns, que em média têm de 25 a 80 linhas, a introdução será o primeiro parágrafo.
Caracterizada pela entrada no assunto e a argumentação inicial. A ideia central do texto é apresentada nessa etapa. Entretanto, essa apresentação deve ser direta, sem rodeios. O seu tamanho raramente excede a 1/5 de todo o texto. Porém, em textos mais curtos, essa proporção não é equivalente. Neles, a introdução pode ser o próprio título. Já nos textos mais longos, em que o assunto é exposto em várias páginas, ela pode ter o tamanho de um capítulo ou de uma parte precedida por subtítulo. Nessa situação, pode ter vários parágrafos. Em redações mais comuns, que em média têm de 25 a 80 linhas, a introdução será o primeiro parágrafo.
Desenvolvimento
A maior parte do texto está inserida no desenvolvimento. Ele é responsável por estabelecer uma ligação entre a introdução e a conclusão. É nessa etapa que são elaboradas as ideias, os dados e os argumentos que sustentam e dão base às explicações e posições do autor. É caracterizado por uma “ponte” formada pela organização das ideias, em uma sequência que permite, entre os dois lados, formar uma relação equilibrada.
A maior parte do texto está inserida no desenvolvimento. Ele é responsável por estabelecer uma ligação entre a introdução e a conclusão. É nessa etapa que são elaboradas as ideias, os dados e os argumentos que sustentam e dão base às explicações e posições do autor. É caracterizado por uma “ponte” formada pela organização das ideias, em uma sequência que permite, entre os dois lados, formar uma relação equilibrada.
O autor do texto revela sua capacidade de discutir um determinado tema no desenvolvimento. Nessa parte, ele se torna capaz de defender seus pontos de vista, além de dirigir a atenção do leitor para a conclusão. As conclusões são fundamentadas a partir daqui.
Para que o desenvolvimento cumpra
seu objetivo, o escritor já deve ter uma ideia clara de como vai ser a
conclusão. Por isso, a importância do planejamento de texto.
Em média, ocupa 3/5 do texto, no
mínimo. Já nos textos mais longos, pode estar inserido em capítulos ou trechos
destacados por subtítulos. Deverá se apresentar no formato de parágrafos
medianos e curtos.
Os principais erros cometidos no
desenvolvimento são o desvio e a desconexão da argumentação. O primeiro está
relacionado ao autor tomar um argumento secundário que se distancia da
discussão inicial, ou quando se concentra em apenas um aspecto do tema e
esquece o seu todo. O segundo caso acontece quando quem redige tem muitas
ideias ou informações sobre o que está sendo discutido, não conseguindo
estruturá-las. Surge também a dificuldade de organizar seus pensamentos e
definir uma linha lógica de raciocínio.
Conclusão
Considerada como a parte mais importante do texto, é o ponto de chegada de todas as argumentações elaboradas. As ideias e os dados utilizados se convergem para essa parte, em que a exposição ou discussão se fecha.
Em uma estrutura normal, ela não deve deixar uma brecha para uma possível continuidade do assunto; ou seja, possui atributos de síntese. A discussão não deve ser encerrada com argumentos repetitivos, sendo evitados na medida do possível. Alguns exemplos: “Portanto, como já dissemos antes...”, “Concluindo...”, “Em conclusão...”.
A maioria dessas falhas podem ser evitadas, se antes o autor fizer um esboço de todas as suas ideias. Essa técnica é um roteiro, em que estão presentes os planejamentos. Nele, devem estar indicadas as melhores sequências a serem utilizadas na redação. O roteiro deve ser o mais enxuto possível.