EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA: O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO COMO ELEMENTO ARTICULADOR


EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA: O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO COMO ELEMENTO ARTICULADOR

           
Para termos uma boa educação, é preciso entender que direitos humanos e cidadania significam prática de vida de todos, convívio social dos indivíduos: na família, na escola, na igreja, isto é, em toda a sociedade.
            A idéia que se tem é que, a escola é o lugar central da educação, oferecendo garantias e aperfeiçoamento na qualidade do processo educativo, e esse processo sinaliza com a construção coletiva dos professores envolvidos, e que a principal função da escola é administrar bem, sobretudo cuidar da política educativa e liderá-la.
            Para que a escola consiga realizar seu projeto político-pedagógico é necessário mudanças em sua concepção de projeto, na postura da escola, na organização das instâncias superiores como: Secretaria de Educação, Núcleos ou Delegacias de Ensino, e para que essa mudança ocorra é necessário autonomia dos participantes do sistema educacional, e que acabe com as administrações relâmpagos, garantindo a continuidade da política educacional ao longo de sucessivos governos, para que professores e comunidade escolar em geral, tenham confiança nas políticas apresentadas a cada início de governo. E na busca desta autonomia cada escola deverá ter a oportunidade de revisar compromissos do magistério como tarefa educativa. Mas para que isso aconteça é preciso elaborar planos e programas nacionais, estaduais e municipais, vindos da mobilização da sociedade civil.
            Para sociedade a escola é o lugar de entrecruzamento do projeto coletivo da sociedade, com os projetos de alunos e professores, e que a escola é por excelência o lugar de construção do conhecimento e também da cidadania.
                                                             Suzana Ferrari

ORTOGRAFIA - DICAS