REVISANDO O CONCEITO DE RESUMO
Nos anos oitenta, alguns pesquisadores do Brasil e exterior valorizavam muito a produção de resumo para uma melhor compreensão da leitura de um texto, hoje em dia existe pouco estudo sobre este assunto; mas é muito usado nas escolas, editoras, livros, revistas, jornais, trabalhos científicos, teses e artigos, que pode ser feito de um texto todo ou parte dele.
Nas escolas é usado para que o professor avalie o aluno se esta tendo uma boa compreensão do texto estudado ou não e também para incentivá-lo a escrever o que entendeu com suas próprias palavras e não copiar partes do texto como muitas vezes é feito; nos livros o resumo é na contra capa, para despertar o interesse pela leitura do livro pelo leitor.
Quando contamos para outra pessoa sobre um livro que lemos ou filme que assistimos, estamos fazendo uma espécie de resumo oral, contando com nossas palavras o que entendemos.
O resumo deve conter o tipo de texto se é: literário, didático, acadêmico, jurídico, comercial ou empresarial. O resumo deve ser claro e objetivo, pois quando uma pessoa for ler tenha um prévio relato do assunto do texto.
Suzana Fátima Ferrari