domingo, 22 de julho de 2012

Resumo Capitães da areia de Jorge Amado


Capitães da areia de Jorge Amado
Resumo
Capitão da areia de Jorge Amado trata da vida de menores abandonados da Bahia liderados por Pedro Bala e moram num velho trapiche em Salvador, eles vivem de pequenos furtos e malandragens. Capitães de areia revoltam-se por causa do abandono em vivem. A obra denuncia as desigualdades sociais, contraponde permanentemente burguesia e povo, e a desonestidade da classe dominante e a sensibilidade a dos que vivem à margem da sociedade.
Pedro Bala era o chefe dos capitães da areia, ele comandava e planejava roubos feitos pelos menores abandonados.
 João Grande tem um pé grande, por isso tinha esse nome. Tinha treze anos de idade, fumava e bebia cachaça, era uma espécie de tenente de Pedro Bala. Não gostava de ver ninguém fazer maldade aos menores.
O Professor gostava muito de ler, era muito inteligente, respeitado pelos membros do grupo por saber contar histórias.
Pirulito era muito religioso, gostava muito de rezar e seu sonho era ser padre.
Sem Pernas por causa do seu defeito físico, era surrado por outros menores, e com isso ele era muito revoltado. Mas o que ele queria mesmo e sentia muita falta era de um carinho, de alguém que lhe desse amor.
 O Gato era elegante, bonito, um autentico candidato a malandro, vestia-se bem e tinha um caso com Dalva que era uma prostituta, a qual lhe dava dinheiro.
Boa Vida não gostava de trabalhar, era um dos mais malandros da cidade, só gostava de fazer samba e cantar.
Volta Seca venho do sertão, tinha ânsia de vingança, pois se criou sozinho e sem amor.

Jorge Amado utiliza o recurso das cartas para criticar indiretamente os poderosos por meio da linguagem, examinada em diferentes níveis. Assim, a escrita redundante, das autoridades da um tom da reportagem, e parece colaborar para a feição realista do romance, como se o narrador quisesse dar a impressão para o leitor de que o que vai contar é absolutamente verdadeiro. Nesse romance o escritor procura mostrar os costumes em seus aspectos positivos e negativos da sociedade nordestina, em especial do seu estado, a Bahia, onde procura traçar um perfil de heróis típicos, que mostram as contradições da sociedade capitalista.

ORTOGRAFIA - DICAS