Sob
orientação da professora Ercília da
disciplina de Arte, realizaram pesquisa na Sala de Tecnologia Educacional: os alunos 8º ano sobre pontilhismo e 9º ano o tema foi o artista Humberto Espíndola
A técnica do Pontilhismo surgiu na segunda metade do século XIX, e foi utilizada por pintores franceses neo-impressionistas. A técnica, também conhecida como Pintura de Pontos, consiste na justaposição de pontos de cor criando o efeito desejado pelo pintor nos olhos do observador. Os artistas George Seraut e Paul Signac impulsionaram o Pontilhismo como técnica e o Divisionismo como teoria baseando-se em estudos científicos do químico Michel Chevreul cuja obra De la loi du contraste simultané des couleurs (Da lei do contraste simultâneo das cores), publicada em 1839, demonstra que cada cor ao lado de outra, sem serem mescladas, têm sua aparência original modificada.(https://www.infoescola.com/artes/pontilhismo/)
Humberto Augusto Miranda
Espíndola (Campo Grande MS 1943). Pintor e desenhista. Forma-se em jornalismo
na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Católica do
Paraná, em 1965. No ano seguinte, organiza a Primeira Exposição dos Artistas Mato-Grossenses,
em Campo Grande, onde funda, em 1967, a Associação Mato-Grossense de Arte.
Volta-se a temáticas regionais e produz pinturas inspiradas na bovinocultura. (http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa8706/humberto-espindola)