quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Estudantes do 8º e 9º ano da E.E. Vilmar V. Matos Aprendendo a ser Pesquisador

Sob orientação da professora  Ercília da disciplina de Arte,  realizaram pesquisa na Sala de Tecnologia Educacional: os alunos  8º ano sobre pontilhismo e 9º ano o tema foi o  artista  Humberto Espíndola

A técnica do Pontilhismo  surgiu na segunda metade do século XIX, e foi utilizada por pintores franceses neo-impressionistas. A técnica, também conhecida como Pintura de Pontos, consiste na justaposição de pontos de cor criando o efeito desejado pelo pintor nos olhos do observador. Os artistas George Seraut e Paul Signac impulsionaram o Pontilhismo como técnica e o Divisionismo como teoria baseando-se em estudos científicos do químico Michel Chevreul cuja obra De la loi du contraste simultané des couleurs (Da lei do contraste simultâneo das cores), publicada em 1839, demonstra que cada cor ao lado de outra, sem serem mescladas,  têm sua aparência original modificada.(https://www.infoescola.com/artes/pontilhismo/)

   Humberto Augusto Miranda Espíndola (Campo Grande MS 1943). Pintor e desenhista. Forma-se em jornalismo na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Católica do Paraná, em 1965. No ano seguinte, organiza a Primeira Exposição dos Artistas Mato-Grossenses, em Campo Grande, onde funda, em 1967, a Associação Mato-Grossense de Arte. Volta-se a temáticas regionais e produz pinturas inspiradas na bovinocultura. (http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa8706/humberto-espindola)


O objetivo desta aula e Proporcionar o estímulo à pesquisa acerca dos componentes da aprendizagem artística, bem como a respeito dos processos por meio dos quais o conhecimento da Arte é construído.

















Aprendendo a tabuada de forma divertida




Através de jogos online, os alunos do 3º ano B vespertino (Anos iniciais) da professora Rosely, tiveram a oportunidade de praticar a tabuada sob o acompanhamento da professora e da PROGETEC Suzana Ferrari, na STE- Sala de Tecnologia Educacional.

A utilização de jogos matemáticos online é totalmente relacionada ao desenvolvimento cognitivo do educando, que além de promover o raciocínio lógico dos alunos, desperta o interesse do aluno em um processo de aprendizagem significativa.





Estudantes do Ensino fundamental II, Ensino Médio e Curso Técnico realizaram simulado utilizando o AVA Moodle da E.E.Vilmar V.Matos -Dourados


        De 27 de agosto   a 04 de setembro foi realizada na Sala de Tecnologia Educacional da Escola Estadual Vilmar Vieira Matos, o Simulado para as turmas do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II do turno Matutino, 1° ao 3° ano do Ensino Médio dos turnos Matutino e Noturno e do Curso Técnico RH, o objetivo é avaliar aprendizagem.
        Os estudantes utilizaram o Ambiente Virtual de Aprendizagem da Escola (AVA Moodle) para preencherem as questões, e imediatamente após a avaliação, já tiverem acesso ao resultados, uma vez que as atividades são corrigidas automaticamente pelo Sistema. Durante a atividade os alunos foram orientados pela Professora Suzana Ferrari (PROGETEC) e pelo Coordenador do Curso Técnico Informática (Mediotec) Diego Farias. O AVA da Escola Vilmar Vieira Matos, é uma projeto dos alunos do curso Técnico em Informática.



















quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Escola E.Vilmar V. Matos- Dourados realiza a VI Feira de Ciências


              Com o propósito de estimular a sociedade escolar e o interesse pela ciência, nesta última quarta-feira (05.09), foi realizada a VI Feira de Ciências na Escola Estadual Vilmar Vieira Matos, em Dourados. Neste ano a feira trouxe o tema “ÁGUA”, onde contou com a participação de todas as turmas, que apresentaram diversas produções.
         A elaboração da Feira de Ciências tem como objetivo colocar a teoria em prática, despertando nos estudantes a curiosidade científica, treinando-os na utilização da metodologia científica, estimulando-os a formular questões científicas baseadas na realidade cotidiana por eles vivenciada e despertando um maior interesse pela escola, com a elevação da frequência às aulas e melhoria da aprendizagem.
         Os temas apresentados foram escolhidos de acordo com as matérias que os alunos viram em sala de aula durante o primeiro semestre de 2018, demonstrando na prática o que aprenderam.
         A escola teve a parceria da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados, UEMS - Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, UNIGRAN -  Centro Universitário da Grande Dourados e SENAR -  Serviço Nacional de  Aprendizagem Rural.
         A organização da feira agradece a participação de todos os Professores, Coordenadores Pedagógicos, Diretores, em especial a PROGELAB Marilaine Souza que estava na coordenação do projeto. O sucesso só foi possível graças a presença e a colaboração de todos.

Texto e fotos  Suzana Ferrari






















































































































































































ORTOGRAFIA - DICAS