domingo, 25 de novembro de 2012

A linguagem verbal e não verbal


A linguagem verbal e não verbal

 



Procurando facilitar nossa compreensão sobre este assunto, analisaremos as imagens a seguir:




De acordo com nossa observação, percebemos apenas a presença de símbolos, sem nenhum tipo de escrita.


Mas será que esses símbolos nos dizem algo? Como interpretá-los?

Na verdade, eles têm muito a nos dizer. E nós, à medida que vamos adquirindo experiência e ampliando nosso conhecimento, conseguimos decifrá-los facilmente.


Trata-se de uma linguagem não verbal, na qual o objetivo da comunicação é nos alertar sobre algo. Como podemos conferir:

A primeira placa dialoga conosco da seguinte maneira:
 

“É proibido parar e estacionar”.

A segunda diz:

“Este local é reservado para pessoas portadoras de deficiência física.”


Assim como estas, há também várias outras, como por exemplo:

Silêncio, hospital!
Proibido fumar!
Cuidado! Cão bravo! 
O semáforo do trânsito, além de gestos, dança e artes em geral, como pinturas, esculturas, teatro.

Já na linguagem verbal, a comunicação é realizada por meio de palavras, seja através de um cartaz, de um texto, uma propaganda, um anúncio, e muitos outros.


O importante é sempre lembrarmos:


Toda linguagem, seja verbal ou não verbal, possui um único objetivo:

Estabelecer algum tipo de comunicação entre quem fala ou escreve, e quem ouve ou lê.

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

A importância da interpretação textual


A importância da interpretação textual



A leitura faz parte de nosso dia a dia, seja na escola, nas tarefas de casa, durante algum percurso que fazemos, enfim, em todos os momentos ela está presente. 

O fato é que quando a praticamos, muitas vezes não paramos para pensar sobre a sua verdadeira importância, ou seja: até que ponto este ou aquele texto fez sentido para nós enquanto mantínhamos contato com ele?
 
Você sabe o porquê dessa pergunta? 

Muitas vezes, principalmente na escola, a professora sugere uma leitura e, logo em seguida, ordena que seja feita a interpretação referente ao texto lido. Mas como realizá-la, se não lembramos quase nada daquilo que acabamos de ler? Quando isso acontece é porque ainda não temos a habilidade necessária a todo bom leitor. 

Essa habilidade em saber interpretar um texto, pelo fato de ser muito importante, precisa ser rapidamente conquistada, pois ela nos ajudará em todas as disciplinas, a começar por aquele probleminha de matemática....
Ah! Quantas vezes o lemos e não conseguimos resolvê-lo, não é verdade? 

Pois bem, o mais importante nessa atividade é sabermos decifrar qual a mensagem que um determinado texto quer nos transmitir e, para isso, é essencial analisarmos alguns pontos.
 

Precisamos estar atentos ao título, uma vez que ele nos fornece pistas sobre o assunto que será tratado posteriormente. Logo após, surge o primeiro parágrafo que, dependendo do texto, revela os principais elementos contidos no assunto a ser discutido.

Geralmente, nos parágrafos seguintes, o emissor (a pessoa que escreve) costuma desenvolver toda a sua ideia de um modo mais detalhado e, ao final, faz um uma espécie de “resumo” sobre tudo o que foi dito, para não deixar que nada fique vago, sem sentido para o leitor.

Até aqui falamos sobre a forma pela qual o texto se constrói, mas há também outro detalhe que não podemos nunca nos esquecer: a pontuação. Às vezes, uma vírgula pode mudar o sentido de uma frase, os pontos de interrogação e exclamação dizem tudo sobre as “intenções” do autor, ou seja, ele pode deixar uma pergunta para refletirmos, pode também elogiar ou fazer uma crítica, utilizando o ponto de exclamação, concorda? 

Assim sendo, resta ainda dizer que nem sempre numa primeira leitura podemos identificar todos os elementos necessários a uma boa compreensão. Caso a mensagem não fique clara ao nosso entendimento, realizamos uma segunda, desta vez um pouco mais atenta, dando importância aos sinais de pontuação, como também analisando cada parágrafo e retirando dele a ideia principal. 

Agindo assim, considere-se um leitor competente!!!

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

http://www.escolakids.com/a-importancia-da-interpretacao-textual.htm acesso 25/11/2012

ORTOGRAFIA - DICAS