sábado, 25 de fevereiro de 2012

TROVADORISMO NOS DIAS ATUAIS



Trovadorismo foi o período que englobou a produção literária de Portugal durante os primeiros séculos de sua existência(séc XII ao XV). Nele se destacavam as cantigas, textos literários em que a poesia e a música estavam intimamente ligadas. Este gênero pode ser classificado em dois tipos: líricas(de amor e de amigo) e satíricas(de escárnio e de maldizer).

Atualmente percebemos a influência da literatura trovadoresca em poemas e letras de músicas contemporâneas. As cantigas de amor se caracterizam pelo eu-lírico masculino, presente em várias músicas nos dias atuais, elogios que ele dirige à dama, como na música "Just the way you are", exaltando características físicas da amada, ele se apresenta como alguém que sofre por um amor impossível ou não correspondido, o que está presente no verso:"Ah, se eu pudesse te abraçar agora!" da música "Os Amantes"(Daniel)

Já as cantigas de amigo apresentam o eu-lírico feminino, tratam de um amor possível, real, como na música "Dona", do Roupa Nova. O principal tema abordado por essas cantigas é a saudade. Nesta cantiga está sempre presente o refrão, e o eu-lírico faz referência a elementos naturais.

As cantigas satíricas também influenciam a música contemporânea, as cantigas de escárnio fazem uma crítica indireta, sem mencionar uma pessoa específica, isso está presente, por exemplo, na música "Pra que discutir com madame", de João Gilberto, como nos versos que o eu-lírico(masculino) critica a "madame", pelas coisas que ela faz, sendo preconceituosa com o samba, apresentando um comportamento esnobe, no ponto de vista do eu-lírico.



Trovadorismo




A época do trovadorismo compreende desde o início da Língua portuguesa (português arcaico), provavelmente entre 1189 e 1418. O trovadorismo abrange a idade Média, o feudalismo  (já em fase de decadência) e o teocentrismo (Deus é o centro do Universo). Portugal encontrava-se ocupado com as Cruzadas, quando deram seu fim as manifestações culturais iniciaram-se, surgindo assim o trovadorismo.

O principal autor do trovadorismo foi o Rei D. Dinis que viveu de 1261 à 1325, sendo que os escritores eram denominados “trovadores”, que escreviam suas poesias e depois a cantavam com ajuda de alguns instrumentos musicais (viola, lira ou harpa).

Esse tipo de literatura era dividido em dois tipos: o refrão (havia um estribilho o qual se repetia a cada final de estrofe) e mestria (poesia mais trabalhada sem uso de repetições).

Os principais temas abordados eram:
* Poesia Lírica
- O amor do homem para a mulher (eu lírico masculino), denominada cantiga de amor;
- O amor da mulher para o homem (eu lírico feminino), denominada cantiga de amigo.

* Poesia Satírica
- Criticas indiretas aos cidadãos, denominada cantigas de escárnio;
- Criticas diretas aos cidadãos ou pessoas ilustres da sociedade, denominadas cantigas de maldizer.

As principais obras (antologias manuscritas) são:
- Cancioneiro da Ajuda;
- Cancioneiro da Vaticana;
- Cancioneiro da Biblioteca Nacional.

ORTOGRAFIA - DICAS